apropriação de receita
Receitas são entradas de ativos (quase sempre caixa ou contas a receber) recebidas por produtos ou serviços fornecidos a clientes. A apropriação de receitas ocorre quando são relativas a um objeto de receita em particular, mas que não conseguem ser rastreadas mesmo de forma economicamente viável (eficaz no custo). Um objeto de receita é qualquer coisa para a qual uma medida separada de receita é desejada.
O regulamento Federal de Aquisições (FAR) inclui a seguinte definição de “apropriável” (em FAR 31 201-4): Um custo é apropriável se atribuível ou cobrável para um ou mais objetivos de custo de acordo com os benefícios relativos recebidos ou relacionamento equitativo. Um custo é apropriável a um contrato do governo se:
For incorrido especificamente para o contrato;
Beneficiar o contrato e outros trabalhos;
For necessário para a operação global do negócio.
Um produto conjugado é um pacote de dois ou mais produtos vendidos por um único preço; Componentes individuais com o respectivo preço unitário também podem ser vendidos como itens separados. Por exemplo, os bancos frequentemente oferecem a clientes individuais um pacote de serviços de departamentos diferentes (conta corrente, cofre e consultoria em investimentos) por uma única taxa. Quando os gerentes departamentais têm responsabilidades de receitas ou lucros relacionados a produtos individuais, a receita conjugada precisa ser apropriada entre os produtos individuais do pacote. A Supersoft apropria receitas das vendas de seus produtos conjugados para produtos individuais. A lucratividade do produto individual é usada para recompensar engenheiros de software, projetistas externos e gerentes de produtos responsáveis por desenvolver e gerenciar cada produto. Sabe-se que o preço de um produto conjugado é menor do que a soma dos preços dos produtos individuais vendidos separadamente.