Apresentação sobre Energia e seus tipos
Introdução
Em nosso planeta encontramos diversos tipos de fontes de energia. Elas podem ser renováveis ou esgotáveis.
Por exemplo, a energia solar e a eólica (obtida através dos ventos) fazem parte das fontes de energia inesgotáveis.
Por outro lado, os combustíveis fósseis (derivados do petróleo e do carvão mineral) possuem uma quantidade limitada em nosso planeta, podendo acabar caso não haja um consumo racional.
Definição
É bem difundido - não só em senso comum - que energia associa-se geralmente à capacidade de produzir um trabalho ou realizar uma ação.
Em verdade, a etimologia da palavra tem origem no idioma grego, onde εργος
(ergos) significa "trabalho". Embora não completamente abrangente no que tange à definição de energia, esta associação não se mostra por completo fora do domínio científico, e, em princípio, qualquer ente que esteja a trabalhar - por exemplo, a mover outro objeto, a deformá-lo ou a fazê-lo ser percorrido por uma corrente elétrica - está a "transformar" parte de sua energia, transferindo-a ao sistema sobre o qual realiza o trabalho.
Unidades
A unidade de energia definida pelo Sistema Internacional de Unidades é o Joule, que se define como o trabalho realizado por uma força de um Newton num deslocamento de 1m. Existem muitas outras unidades, algumas delas em desuso.
Outras unidades
Caloria: é a quantidade de energia necessária para elevar a temperatura de um grama de água de 14,5 a 15,5 graus centígrados. Um joule equivale a 0,24 calorias. Na biologia e nutrição se usa mais a quilocaloria (kcal) (103 calorías) porque a caloria é uma unidade pequena.
Frigoria: é a unidade de energia utilizada na refrigeração, equivalente à absorção de uma caloria.
Termia: praticamente em desuso, é igual a um milhão de calorias (1 Mcal)
Quilowatt-hora: é usada habitualmente nos términos de consumo eléctrico.
Tonelada equivalente de petróleo: que é o mesmo que a 41.840 milhões de joules.