Apresentação Parte Augusto Abatedouro
Aspectos e Dados Gerais
Em abatedouros o alto consumo de água acarreta grandes volumes de efluentes - 80 a
95% da água consumida é descarregada como efluente líquido. Estes efluentes caracterizam-se principalmente por: • Alta carga orgânica, devido à presença de sangue, gordura, esterco, conteúdo estomacal não-digerido e conteúdo intestinal;
• Alto conteúdo de gordura;
• Flutuações de pH em função do uso de agentes de limpeza ácidos e básicos;
• Altos conteúdos de nitrogênio, fósforo e sal;
• Flutuações de temperatura (uso de água quente e fria).
Os despejos possuem altos valores de DBO5 (demanda bioquímica de oxigênio) e DQO (demanda química de oxigênio) O sangue tem a DQO mais alta de todos os efluentes líquidos gerados no processamento de carnes. Sangue líquido bruto tem uma DQO em torno de 400g/l e DBO5 de apro-ximadamente 200g/l. Caso o sangue de um único bovino fosse descartado direta-mente na rede, o acréscimo de DQO no efluente seria equivalente ao do esgoto total produzido por cerca de 50 pessoas em um dia. O sangue tem uma concentração de nitrogênio de aproximadamente 30g/l.
Nos abatedouros, é comum os efluentes líquidos serem divididos em duas correntes (ou linhas): a linha “verde”, que contém os efluentes líquidos gerados em áreas sem presença de sangue (por exemplo, recepção – lavagens de pátios, caminhões) e a linha “vermelha”, com os efluentes que contêm sangue (de várias áreas do abate em diante).
“ Para se ter uma idéia da carga poluidora orgânica nos efluentes líquidos gerados por um abatedouro, considere as seguintes hipóteses: um abatedouro de bovinos de porte médio, abatendo 500 bovinos/dia; considerando uma carga orgânica específica, nos efluentes líquidos, de 3,0kg DBO5/bovino, e tendo em vista a carga orgânica específica média, no esgoto doméstico, de 54g DBO5/pessoa.dia, tem-se:
• Carga orgânica nos efluentes: 500 bovinos/dia x 3,0kg DBO5/bovino = 1.500kg DBO5/dia; • Equivalente populacional: 1.500.000g