Apresentação livro: noite de primavera
- Biografia do autor/lugar da obra na produção literária do autor
Autor: Tarjei Vesaas
“Os romances de Vesaas raramente ultrapassam as 200 e poucas páginas”- Ver Crítica na capa
Temas abordados pelo livro:
É uma obra que, de maneira profunda, explorou temas como a solidão, a ansiedade, a culpa irracional, a consciência, a morte e o medo, tendo sempre como pano de fundo uma estranha luta entre forças destrutivas e construtivas, não raras vezes com adolescentes como personagens principais.
Resumo do Livro:
Desenrola-se ao longo de uma noite de Primavera, daquelas noites em que, pelas paragens mais frias do Norte europeu, a neve começa a derreter mesmo quando por vezes ainda cai.
Dois irmãos - Sissel de 16 anos e o seu irmão mais novo Hallstein - ficam sozinhos por uma noite na ausência dos pais, na casa da quinta onde habitam. Ao começo da noite um conjunto de estranhos bate-lhes à porta.
Aquilo que era para ser uma noite tranquila e controlada é de imediato tomada de assalto por uma enorme tensão. Com o carro avariado, entram na casa uma mãe em trabalho de parto, um pai quase histérico, um padrinho acriançado, uma madrinha paralítica mas que talvez não o seja e uma estranha rapariga com a qual, apesar de nunca se terem cruzado, Hallstein tem sonhado nos últimos tempos.
De manhã tudo terá mudado e a adolescência também terá partido durante a noite.
Hallstein e a sua irmã Sissel são dois adolescentes que os pais deixam sozinhos em casa durante um dia e uma noite, enquanto assistem, não muito longe dali, às exéquias de um tio. Passa o mês de Junho e, como acontece no Norte da Noruega por essa altura do ano, a noite em quase nada se diferencia do dia. Afastada da povoação, a casa é imediatamente tomada pelo "murmúrio oculto de ter sido abandonada por gente adulta", o que agrada sobretudo a Hallstein, que pode agora sair de casa quando quer, deitar-se na erva húmida da encosta da colina em frente (onde se escondem