Apresentar a metodologia de análise trade-off para tratar de sistemas de gestão de recursos naturais de uso comum, que envolvem diferentes usuários com diferentes interesses.
Artigo: Apresentar a metodologia de análise trade-off para tratar de sistemas de gestão de recursos naturais de uso comum, que envolvem diferentes usuários com diferentes interesses.
Agradecimentos:
Agradecemos a todos os integrantes do grupo por colaborarem com conteúdos ou discussões e até mesmo na montagem da teoria. Obrigado.
Sumário
Introdução ------------------------------------------------------------ 05
Desenvolvimento---------------------------------------------------- 06
Objetivos ------------------------------------------------------------- 08
Conclusão ------------------------------------------------------------ 10
Bibliografia ---------------------------------------------------------- 11
INTRODUÇÃO
A tomada de decisão não corresponde ao uso sustentável de recursos, apenas identificam-se os problemas, e seleciona os métodos de acordo com as preferências de quem irá tomar a decisão. Entretanto, para determinar o êxito desse sistema de gestão, é essencial a integração e a inclusão de diferentes indivíduos envolvidos no processo, com o objetivo de propor uma metodologia para a promoção de uma gestão dos recursos naturais de uso comum que seja ao mesmo tempo integrada e participativa, passível de identificar os diferentes órgãos e encorajá-los a participarem nos processos de tomada de decisão. Este método, é uma abordagem construtiva que busca a aprendizagem social, procura superar as barreiras de comunicação de um sistema de gestão convencional e o encorajamento para interagirem e usarem os seus conhecimentos para tomar decisões sobre a gestão de um determinado recurso natural.
DESENVOLVIMENTO
A gestão dos recursos naturais é um dos componentes essenciais do processo de regulação das inter-relações entre os sistemas socioculturais e o meio ambiente biofísico. Ela abraça a diversidade das representações dos atores sociais em jogo e a variabilidade envolvida nas diferentes escalas