Apresentar a metodologia de análise trade-off para tratar de sistemas de gestão de recursos naturais de uso comum, que envolvem diferentes usuários com diferentes interesses.
A tomada de decisão não corresponde ao uso sustentável de recursos, apenas identificam-se os problemas, e seleciona os métodos de acordo com as preferências de quem irá tomar a decisão. Entretanto, para determinar o êxito desse sistema de gestão, é essencial a integração e a inclusão de diferentes indivíduos envolvidos no processo, com o objetivo de propor uma metodologia para a promoção de uma gestão dos recursos naturais de uso comum que seja ao mesmo tempo integrada e participativa, passível de identificar os diferentes órgãos e encorajá-los a participarem nos processos de tomada de decisão. Este método, é uma abordagem construtiva que busca a aprendizagem social, procura superar as barreiras de comunicação de um sistema de gestão convencional e o encorajamento para interagirem e usarem os seus conhecimentos para tomar decisões sobre a gestão de um determinado recurso natural.
DESENVOLVIMENTO
A gestão dos recursos naturais é um dos componentes essenciais do processo de regulação das inter-relações entre os sistemas socioculturais e o meio ambiente biofísico. Ela abraça a diversidade das representações dos atores sociais em jogo e a variabilidade envolvida nas diferentes escalas espaciais (do local) e temporais (do curto ao longo prazo) debatendo os tipos de recurso que possivelmente poderá ser utilizado. E, para que o uso de um determinado recurso comum seja considerado sustentável, deveria haver um feedback informando a instituição de gestão sobre o estado do recurso, e, da mesma forma, seria necessário dispor de um feedback entre o regime de gestão e o usuário do recurso.
Utiliza-se muito a teoria dos recursos de uso comum – ou teoria dos commons, ou seja, os recursos naturais de uso comum são considerados bens livres, diga-se, cada usuário atual ou potencial é capaz de subtrair do patrimônio que pertence a todos os demais, tornando problemática a exclusão dos usuários. Assim sendo, estes recursos