logistica
INTRODUÇÃO
Caro(a) aluno(a), a logística é entendida como a área designada para realizar a administração de materiais, equipamentos e de informações necessárias para a execução de todas as atividades existentes em uma empresa. Em outras palavras, a responsabilidade do planejamento das operações e controle de todo o fluxo de mercadorias e das informações, desde a origem até o consumo final, estão sob a responsabilidade da logística.
Atualmente, devido à popularização do comércio eletrônico, mais o advento de novos produtos, serviços, tecnologias e negócios, o cenário logístico nacional e empresarial se alterou estrategicamente, para atender às necessidades existentes e desejos apresentados pelos novos mercados e clientes.
Por meio do comércio virtual, as empresas passaram atuar de uma forma tanto nacional como global, oferecendo desta forma os seus produtos e serviços vinte quatro horas por dia. Mesmo para atender um cliente que faz as suas transações em um ambiente virtual, as empresas necessitam de toda uma estrutura logística real e moderna.
Pela ótica da empresa moderna, fica fácil perceber que o básico da atividade logística é o atendimento do cliente. Por isso que uma das preocupações empresariais é a de manter um bom nível de serviço por meio de uma cadeia logística estrategicamente eficaz, porque, de fato, ela inicia no instante em que o cliente resolve transformar um desejo em realidade.
Para facilitar o entendimento, geralmente:
O cliente faz as suas compras e consumo a partir do mercado de varejo, este sendo representado por lojas comerciais convencionais (físicas) ou virtuais, consideradas como o elo comercial final de uma cadeia logística;
Por traz deste elo comercial, existe a ligação entre os fabricantes e seus fornecedores a empresas atacadistas e varejistas, que têm como responsabilidade a de atender ao cliente final.
De uma forma resumida, como você verá mais