diversidade celular no vegetais e animais
A palavra "célula" vem do latim: cellula (quarto pequeno). O nome descrito para a menor estrutura viva foi escolhido por Robert Hooke. Em um livro que publicou em 1665, ele comparou as células da cortiça com os pequenos quartos onde os monges viviam. As células são as unidades estruturais e funcionais dos organismos vivos. A célula representa a menor porção de matéria viva dotada da capacidade de auto-duplicação independente. As células seriam como os tijolos de uma casa. Cada tijolo seria como uma célula. classificação das células Sabemos que a célula é a unidade essencial da vida, mas nem todas as células são iguais, porque vemos grandes diferenças entre elas. Por exemplo, se forem provenientes de animais ou de vegetais, têm organelas e funções diferentes, diferenças muito específicas. Também podemos encontrar outras células mais primitivas, que não têm um núcleo definido, enquanto outras vão um passo além e protegem seu material genético. Assim como há células que preferem viver sozinhas, enquanto outras vivem em grandes colônias.
1. Por seu nível de complexidade:
1.1. Células Procarióticas
Sabemos que a célula é a unidade essencial da vida, mas nem todas as células são iguais, porque vemos grandes diferenças entre elas.
Por exemplo, se forem provenientes de animais ou de vegetais, têm organelas e funções diferentes, diferenças muito específicas.
Também podemos encontrar outras células mais primitivas, que não têm um núcleo definido, enquanto outras vão um passo além e protegem seu material genético.
Assim como há células que preferem viver sozinhas, enquanto outras vivem em grandes colônias.
1.2. Células Eucarióticas A célula eucariótica apresenta núcleo verdadeiro - o material genético está separado do citoplasma por uma membrana nuclear (carioteca) - e outras estruturas que não aparecem nos procariontes. Os seres vivos, que possuem somente células eucarióticas no seu corpo, são chamados seres eucariontes