Apresentacao Cocos Pronto
CARACTERÍSTICAS GERAIS
Os estreptococos são Gram positivos, imóveis (poucas exceções), não formam esporos, tem forma esférica e suas dimensões variam entre 0,2 a
1,2 µm. Formam longas cadeias, mas podem formar pequenas cadeias de quatro células ou de cocos agrupados em duas células. Esfregaços em meios sólidos formam cadeias curtas as cadeias podem ser longas ou agrupadas. São aeróbios e anaeróbios.Não resistem ao aquecimento por 30 minutos a 60°C.
HABITAT
Os estreptococos estão distribuídos na natureza como comensais
(animais). Os estreptococos causam uma série de enfermidades nos animais e no homem. As espécies potencialmente patogênicas ou não patogênicas estão presentes na pele e mucosas do trato digestivo, genital e respiratório, podendo em determinadas condições, causar doença.
Todos os meios de cultura têm NaCl, já que todas as bactérias vão precisar de sais. Mas estes têm uma característica: conseguem crescer com elevadas concentrações de NaCl.
Isto é importante, pois vão crescer em alimentos salgados ou em meios de cultura salgados. Não quer dizer que gostem predominantemente, também crescem noutros meios de cultura. Mas se conseguem crescer num meio tão elevado de NaCl a 10%, então podemos concluir que só os
Staphylococcus conseguem aguentar essas concentrações tão elevadas de NaCl. Por isso, é uma característica importante.
Há 2 grandes grupos de doenças: aquelas que são por Acção
Directa do agente (próprio microrganismo que provoca doença, havendo invasão dos tecidos) e aquelas provocadas por toxinas. Por vezes, pode ter um componente misto: começa por haver uma acção directa (por exemplo, uma ferida cutânea) e depois há, mais tarde, uma doença provocada por uma toxina que acaba, muitas vezes, por ser mais grave do que propriamente a provocada pela acção directa.
1 - Colheita de produtos biológicos
Primeiro temos que colher os produtos. E que produtos?
Depende da infecção, do local da infecção.
Por exemplo, se o