RELATORIO LEVEDURAS
Paulo Augusto 11141103940
Victor Korin 11141100831
2º A - Nutrição
Leveduras
Orientador: Marcelo Augusto Cortina
Mogi das Cruzes, SP
Novembro, 2014
Introdução
Os fungos são seres eucariontes, unicelulares ou pluricelulares, heterotróficos e aeróbios ou anaeróbios facultativos (leveduras)
Na aula prática foram observados as leveduras que são fungos unicelulares, não filamentosos, tipicamente esféricos ou ovais, são amplamente distribuídas na natureza: com frequência são encontradas como um pó branco cobrindo frutas e folhas.
As leveduras são capazes de crescimento anaeróbico facultativo, podendo utilizar oxigênio ou um composto orgânico como aceptor final de elétrons, esse é um atributo valioso porque permite que esses fungos sobrevivam em vários ambiente. Se houver acesso ao oxigênio, as leveduras respiram aerobiamente para metabolizar hidratos de carbono e produzem etanol e dióxido de carbono.
Objetivo
Tem como objetivo isolar e identificar as leveduras e observar as diferenças entre leveduras e M.Os através da coloração de gram.
Material
Bateria para coloração de gram: Cristal violeta, Lugol, Álcool absoluto e Fucsina.
Bico de bunsen
Esfregaços prontos e fixados de cocos gram positivos em cachos, cocos gram positivos em cadeias, bacilos gram positivos e bacilos gram negativos e leveduras
Lâminas
Microscópio
Óleo de imersão
Papel de filtro
Recipiente com hipoclorito de sódio para descarte
Suporte para lâminas
Swabs
Alça de Platina em anel
Método
Em uma lâmina limpa descarregar o conteúdo das placas de petri que continha cocos gram positivos em cachos, cocos gram positivos em cadeias, bacilos gram positivos e bacilos gram negativos e leveduras, com o objetivo de espalhar a amostra na lâmina, esperar secar e passar três vezes na chama do bico de bunsen para que a amostra se fixe na lâmina.
Colocar a lâmina no suporte com a amostra fixada para cima, cobrir a lâmina com cristal violeta por 1