apresenta o monitoria 2
PÓLO UNIVERSITÁRIO DE RIO DAS OSTRAS (PURO) / REN
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM
REDE DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL DESAFIOS NA SAÚDE MENTAL –
TECENDO REDES
MONITORA:
MARIA RENATA DA SILVA
PROF.ªORIENTADORA:
SANDRA MARIA DO AMARAL CHAVES
Rio das Ostras - 2014
Considerações Iniciais
Trata-se de um trabalho desenvolvido na disciplina de
Habilidades Profissionais na Promoção de Saúde Mental, que tem por objetivos:
Mapear do atendimento ao pacientes em situações de vulnerabilidade, entendendo como é feito desde a sua entrada a unidade até o acompanhamento psicológico para a ressocialização do mesmo. Buscar com isso a análise do cuidado e o suporte para a melhoria da sua saúde mental.
Considerações Iniciais
Justificativa
Esse trabalho veio Desenvolvemos o trabalho com o propósito de estudar e coletar dados referenciais ao mapeamento da rede de atendimento de saúde mental no município de Rio das Ostras
Metodologia
Pesquisa qualitativa
Fonte de coleta de dados: As discussões que se seguem foram fundamentadas em um questionário desenvolvido,bem como do material indicado pela docente da disciplina, outrossim de sua orientação.
Coleta de dados: Foi realizada durante o mês de
Setembro de 2014.
Introdução
O apoio matricial é uma estratégia que busca conhecer e interagir com as equipes de atenção básica em seu território; procura estabelecer iniciativas conjuntas de levantamento de dados relevantes sobre as demandas em saúde mental no território; atender conjuntamente situações complexas, realizar visitas domiciliares acompanhadas da equipe e atender casos complexos em conjunto (BRASIL, 2007).
Descrição da Rede
Fonte: Google
A rede de saúde municipal é composta por: unidades básicas de saúde ( ESF e matriciamento em saúde mental), centros de saúde, pronto socorro, hospital, Caps. O ambulatório ampliado de saúde mental e a reabilitação funcionam nos dois Centros de Reabilitação.
Existem também dentro do município organismos sem