Apresenta O FAMILIA E SOCIEDADE
Curso: Serviço Social.
Disciplina: ATPS Família e Sociedade
RELATÓRIO FAMÍLIA COMO CAMPO DE ATUAÇÃO PARA O
SERVIÇO SOCIAL
Acadêmicos(as): Claudiani de Souza Nunes _ RA:436271
Gercina Barroso Sanches _ RA:419769
Giuliana C. pessoa-RA 435549
Tanielle Alves Souza _ RA:428247
Tawany Pia Barros _ RA:433674
Turma: nº10
Professora: Ana Lúcia
Macapá-AP, 17 de Abril de 2013
Família: conjunto de indivíduos consanguineos, parentes que podem dividir ou não a mesma casa. Dentro desse conceito a família divide-se entre Família Nuclear (Elementar): sendo ela composta pelo casal e filhos; e Família Extensa: composta por todos os indivíduos consanguíneos e gerações de famílias elementares. (
.
Família Nuclear
Família Extensa
Família é o primeiro contato social de um ser, sendo ela também responsável pelo repasse de valores morais absorvidos pelo indivíduo, no decorrer da sua convivência humana. No entanto, hoje se reconhece que não há um modelo unificado para contextualizar uma família, levando em consideração que a família sofre alterações no decorrer das transformações eminentes na história global, e que também tem diferentes impactos e que se diferem de uma sociedade para outra devido a questões culturais.
No decorrer dos anos a sociedade sofreu mudanças significativas, consequentemente essas mudanças acabaram por implicar na contextualização da família. Mudanças socioculturais, econômicas, religiosas e sexuais, modificaram os modelos de família no decorrer das diferentes sociedades, implicando na cultura e formação do indivíduo.
Na
contemporaneidade, não há um modelo unificado de família sendo que a individualização e liberdade de escolhas afetam também na formação familiar, como o surgimento de famílias unilaterais e monoparentais.
Os diferentes avanços e conquistas sociais trouxeram a necessidade de mudança também nos direitos e deveres sócio-familiares, que tornaram imprescindível a adequação jurídica dos direitos
conquistados.