Apresenta o1
O principal agente do álcool é o etanol. O consumo do álcool é antigo, as primeiras bebidas passavam pelo processo de fermentação. Outros tipos de bebidas alcoólicas apareceram depois, com o processo de destilação. É a substância psicoativa mais antiga da humanidade, a combinação do álcool com outras drogas pode levar ao aumento do efeito, e até mesmo à morte.
Assim como outras drogas causam dependência, o álcool reforça seu próprio consumo através da ativação do circuito de recompensa do cérebro.
Quando consumido em excesso, o álcool é visto como um problema de saúde, já que esse excesso pode estar ligado a acidentes de trânsito, violência e alcoolismo.
Um curto período (8 a 12 horas) após a ingestão de grande quantidade de álcool pode ocorrer a "ressaca", que caracteriza-se por: dor de cabeça, náusea, tremores e vômitos.
Álcool e Direção
A ingestão de álcool interfere nos reflexos e na coordenação motora, além de causar dificuldade de concentração do indivíduo.
O ato de beber e dirigir pode acarretar fatalidades envolvendo inocentes, como se vê diariamente nos noticiários. É proibido dirigir sobre efeitos do Álcool.
Curiosidades
A dependência química do álcool atinge 18 milhões de brasileiros.
O consumo de álcool na adolescência pode interromper o crescimento das células normais do cérebro.
O país que mais consome álcool é Bósnia e
Herzegovina: 56 litros per capita anual.
Fonte
http://www.antidrogas.com.br/alcool.php
http://www.brasilescola.com/drogas/alcool.htm
http://www2.unifesp.br/dpsicobio/drogas/alcool.htm
http://www.detran.ac.gov.br/index.php?
option=com_content&id=260:bebida-e-direcao-combinacao-perigosa-