Apresenta O1
FUNDIÇÃO
COBRE BERÍLIO (CuBe)
SOPRO
FORMA DE BOLO
FUNDIÇÃO
INTRODUÇÃO
A fundição é o processo de vazar metal líquido em um molde, que contém uma cavidade com a forma desejada, e depois permitir que resfrie e solidifique. A parte solidificada é também conhecida como peça fundida, que é ejetada do molde ou tem o molde quebrado para completar o processo. A fundição é mais frequentemente usada para fazer peças complexas que seriam difíceis ou mais caras de se fazer por outros métodos.
Os processos de fundição são conhecidos há milhares de anos, e amplamente utilizados em esculturas, especialmente em bronze, joias em metais preciosos, armas e ferramentas.
As técnicas tradicionais de fundição incluem a fundição por cera perdida, fundição por espuma perdida, fundição em coquilha e fundição em areia.
CERA PERDIDA
Em primeiro lugar, cria-se a escultura em cera, muitas vezes cera de abelha. Em seguida, coloca-se a escultura dentro de alguma caixa ou buraco e preenche-se o espaço com concreto ou material semelhante, deixando, contudo, um buraco entre a escultura de cera e o ar. Em seguida, aquece-se essa forma e a cera evapora, deixando o molde da escultura. Por fim, coloca-se bronze ou outro material no molde. Quando o bronze esfria, quebra-se a fôrma e a escultura está pronta.
ESPUMA PERDIDA
Modelo em isopor: É utilizado para fabricação de peça única, sua vantagem é que não necessita ser desmoldado já que o aço liquido irá consumir esse modelo durante o processo de fundição, tem baixo custo, fácil de ser transportado, tem acabamento deficiente mas sua principal desvantagem se dá a sua baixa resistência mecânica. O modelo em isopor é fabricado através de moldes onde o isopor
(poliestireno) é fundido obtendo o modelo da peça.
COQUILHA
Processo de fundição em que se utiliza uma moldação metálica e que consiste na obtenção de uma peça fundida pelo vazamento do metal líquido na referida moldação metálica.
MOLDE DE AREIA