Da Priva O Da Dignidade Social Priva O Da Liberdade Individual
CASSIA RODRIGUES SPERANDIO
RA: C3746C-5
DA PRIVAÇÃO DA DIGNIDADE SOCIAL À PRIVAÇÃO DA LIBERDADE
INDIVIDUAL
São Paulo
2015
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
CASSIA RODRIGUES SPERANDIO
RA: C3746C-5
DA PRIVAÇÃO DA DIGNIDADE SOCIAL À PRIVAÇÃO DA LIBERDADE
INDIVIDUAL
Trabalho APS - Psicologia Social
Profª Viviane
São Paulo
2015
3
DA PRIVAÇÃO DA DIGNIDADE SOCIAL À PRIVAÇÃO DA LIBERDADE
INDIVIDUAL
Resumo
O artigo discute o modo como os adolescentes significam suas práticas de vida e se subjetivam a partir dos contextos da família, da justiça e da medida sócio-educativa de internação, em decorrência de ato infracional cometido. Intenta, assim, questionar a forma como a sociedade e as instituições envolvidas têm tratado a questão. Foram realizadas entrevistas com adolescentes considerados autores de atos infracionais que cumpriam a medida de internação na cidade de Porto Alegre. Palavras-Chave: Adolescentes; ato infracional; subjetividade.
Adolescentes considerados autores de atos infracionais se configura como um sintoma social contemporâneo, privados de liberdade as rebeliões nas entidades de cumprimento de medidas de internação – as antigas "FEBEMS" (Fundações Estaduais de Bem Estar do Menor), os maus tratos nelas sofridos, as mortes, as superlotações e os preconceitos induzem o senso comum a responsabilizar especialmente essa parcela da população pelo aumento da violência urbana no país, pregando, portanto, o rebaixamento da idade penal como instrumento mágico para combatê-la. Essa é uma questão candente que está sempre mais presente no debate nacional, com sérias consequências sociais e psicológicas.
Os repetitivos discursos da criminalização da pobreza, da impunidade e da violência dos adolescentes considerados autores de atos infracionais tomam a cena na atualidade. Isso acontece pela falta de uma significativa escassez de estatísticas confiáveis que, de algum modo, confirmem o suposto crescimento de delitos praticados por