Apresenta O1
ARQUITETURA VERNACULAR
• Casas Musgum, Camarões
• Taipa de pilão, Brasil
CASAS MUSGUM
CAMARÕES
CAMARÕES
Pais ocidental da África central
Clima: Tropical e semiárido
Como o país esta mais próximo da linha do equador, o clima é quente durante a totalidade do ano.
A variação da media das temperaturas ao ano vai de 21⁰C e 28⁰C, com exceção das montanhas onde faz mais frio.
As chuvas sofrem diminuição entre o sul e o norte; no litoral sofrem queda de mais de 800mm ao ano e no planalto central, 1.500mm.
No sul existem duas estações secas, entre dezembro e fevereiro e de julho a setembro. No norte somente uma, entre outubro e abril.
Essas diferenças que ocorrem são refletidas na vegetação: a Selva pluvial reveste o sul, no centro é estendida uma mata em que são misturadas espécies de folhas perenes e de folhas caducas, e a savana arbórea domina o norte.
Durante os últimos três séculos, a comunidade Musgum (ou Mousgoum) tem habitado as planícies da fronteira norte dos
Camarões. Suas casas, chamadas em seu idioma de Tolek, foram conhecidas pelo ocidente na década de 1850, quando o explorador alemão Heinrich Barth viajou ao centro e norte da África.
Por muitos anos pensou-se que as casas Tolek haviam desaparecido totalmente, já que em 1930 o colonialismo francês ocupou a região, gerando mudanças nas estruturas sociais, o surgimento de doenças e a emigração de muitos habitantes locais. Porém, estas construções resistiram, e o turismo desempenhou um papel fundamental na popularidade destas nos anos 90, com o investimento da agência de desenvolvimento americana. Foi assim que estas casas começaram a reaparecer, aumentando em número e resgatando um passado cultural de grande valor arquitetônico.
Tradicionalmente, as casas Musgum têm uma implantação peculiar, com a