A Cidade Na Hist Ria
Lewis Mumford
- O que o autor quis dizer com: “Santuário, aldeia e fortaleza”.
Inicialmente, apresenta um questionamento em relação ao surgimento das cidades na história, bem como, sua origem e importância para a sociedade, na qual, sua origem é indefinida e seu futuro é desconhecido. Propõe a criação de um novo tipo de cidade, com uma nova estrutura e que não siga o modelo padrão que vivenciamos e que enriqueça o desenvolvimento humano. Busca-se entender as origens da cidade, independente que seja uma palavra já amadurecida, a tentativa é buscar uma percepção atual através de estruturas antigas e funções primitivas. O objetivo é criar uma nova imagem que reproduza uma nova forma de cidade. A investigação tem como base o reconhecimento de uma obscura planta baixa, indicando a existência urbana. É possível que a finalidade de cidade tenha sido gerada através de sítios antes existentes, porém antes de reconhecer o que se era uma cidade.
Tudo começa através do homem primitivo, pois o mesmo possui uma vida social e compartilha com espécies animais, neste mesmo período que existe uma pequena povoação, o santuário e aldeia, porém antes da aldeia existia a caverna acercada por um montão de pedras.
O homem antigo tinha um respeito pelos mortos, assim se teve uma necessidade de criar um ponto de encontro fixo, portanto os mortos foram os primeiros a ter uma morada permanente: a caverna.
A caverna era um templo onde se a fim do comungar os espíritos ancestrais, porém realizavam as atividades domésticas, se protegeriam e tinha um importante papel na arte e no ritual. A caverna teria dado uma primeira concepção arquitetônica com finalidade de servir de “santuário”, gerando um importante papel no desenvolvimento final da cidade.
Esses santuários geravam a união de pessoas para um desenvolvimento de uma vida melhor e um aumento de prazer social. Esses pontos sagrados de encontro reuniam pessoas que