Aprendizagem
O presente trabalho vem tratar do assunto aprendizagem no ambiente escolar e as suas implicações na relação aluno - professor. Aponta também informações sobre a aprendizagem enquanto aparato cognitivo, suas especificações, características e como elas se desenvolvem ao decorrer da v ida do individuo.
Esse trabalho apresenta os diferentes aspectos das diversas correntes da psicologia, entre elas destacam-se: as comportamentalistas, as cognitivistas e as humanistas.
Citamos as principais teorias da aprendizagem e os seus principais autores esclarecendo a contribuição de cada um para a totalização do seu conceito.
Com o auxilio de algumas dinâmicas aqui apresentadas, tentamos ilustrar na pratica a forma como poderiam ocorrer às interações no âmbito escolar, e a absorção do conteúdo pelo aluno, como também a produção do conhecimento.
II. DESENVOLVIMENTO
1. Conceituação
A aprendizagem é um processo de aquisição de conhecimentos, habilidades, valores e atitudes, possibilitado através do estudo, do ensino ou da experiência. Este processo pode ser analisado sob diversas perspectivas, pelo que existem diferentes teorias da aprendizagem.
Segundo alguns estudiosos, a aprendizagem é um processo integrado que provoca uma transformação qualitativa na estrutura mental daquele que aprende. Essa transformação se dá através da alteração de conduta de um indivíduo, seja por Condicionamento operante, experiência ou ambos, de uma forma razoavelmente permanente. As informações podem ser absorvidas através de técnicas de ensino ou até pela simples aquisição de hábitos. O ato ou vontade de aprender é uma característica essencial do psiquismo humano, pois somente este possui o caráter intencional, ou a intenção de aprender; dinâmico, por estar sempre em mutação e procurar informações para o aprendizagem; criador, por buscar novos métodos visando a melhora da própria aprendizagem, por exemplo, pela tentativa e erro.
Isto é, o ser