Aprendizagem
A organização e a gestão compreende-se pela racionalização do uso de recursos, compreendendo racionalização como a escolha racional para que determinados fins sejam alcançados, para o resultado (fins) é necessário colocar em prática as funções de planejar, organizar, dirigir e avaliar; cabe a gestão por em ação um sistema organizacional.
Ao pensarmos em gestão é preciso ter clareza que em primeiro lugar não se trata de fins, mais sim da promoção dos meios necessários para alcançar os fins estabelecidos, por isso a gestão será subordinada aos mesmos. A segunda, é que a gestão é um subcampo do campo da organização, entretanto é trabalhada separadamente por se tratar da formação humana, nas instituições e comunidades escolares esse elemento será privilegiado.
A gestão pode ser compreendida por duas perspectivas, a primeira neo-liberal compreende a mesma colocando a escola no centro das políticas em um movimento de desresponsabilização do estado deixando a escola o dever de planejar, organizar e avaliar o sistema escolar. A segunda perspectiva sociocrítica, significa valorizar a decisão dos participantes atuantes da escola, em um diálogo com os interesses públicos estabelecendo assim uma autonomia e participação de ambas as partes.
1. A escola entre o sistema de ensino e a sala de aula
O sistema de um país organiza-se em três instâncias: o sistema de ensino, as escolas e as salas de aula. A escola será o espaço de convergência entre as exigências do sistema (diretrizes curriculares, formas organizativas e as políticas educacionais) e da aprendizagem das salas de aula (ações pedagógico-didáticas). Logo o sistema de ensino, a escola e as salas de aulas precisam promover uma política pedagógica em sintonia para garantir aos seus alunos