Aprendizagem
Turma 7 – Ano 2012/2013
E-FOLIO A - (APRENDIZAGEM) em 21-11-2012
O desenvolvimento de respostas, independentemente do modo de aquisição das mesmas, requer sempre a representação de modelos padrão. A representação poderá apresentar uma modelação verbal o que acontece quando a resposta que é aprendida, é transmitida de forma verbal. A importância da modelação verbal é tanto maior, á medida que for aumentando o conhecimento linguístico da criança.
A representação poderá também apresentar a forma de modelação de comportamento, onde o observador aprende o que é apresentado por um modelo e pode, em simultâneo ou posteriormente, imitá-lo. É essencialmente a aprendizagem observacional que está em foco no filme base para a elaboração deste e-fólio.
No filme analisado “Criança Vê, criança faz” (RTP, 2009) verificamos também como a aprendizagem é realizada a nível de mudanças do comportamento e do conhecimento.
A aprendizagem foi investigada sob cinco tipos diferentes conforme o grau de complexidade: condicionamento clássico, habituação, condicionamento operante, aprendizagem observacional e aprendizagem verbal.
Um dos cinco tipos de investigação da aprendizagem que não podemos enquadrar nas cenas do filme é o da habituação, porquanto é caracterizada por uma diminuição da frequência de resposta a um estímulo familiar e não é isso que verificamos no filme, pois as crianças (como observador) não ignoram o modelo, antes pelo contrário, imitam-no sempre.
O tema do filme está focado na investigação da aprendizagem observacional, visto que grande parte da aprendizagem ali ocorrida é precisamente através da observação.
Segundo Brandura (1977, 1986) este tipo de aprendizagem acontece quando se verificam os processos cognitivos de atenção, retenção, reprodução motora e motivação, estando o observador na presença do modelo que emite o respectivo comportamento e que leva à aprendizagem