Aprendizagem e adolescência: diálogos possíveis (Metodologia aplicada ao ensino fundamental e médio)
Em todo processo de aprendizagem humana, a interação social e a mediação do outro tem fundamental importância.
Na escola, pode-se dizer que a interação professor aluno é imprescindível para que ocorra o sucesso no processo ensino aprendizagem.
Por essa razão, justifica-se a existência de tantos trabalhos e pesquisas na área da educação dentro dessa temática, os quais procuram destacar a interação social e o papel do professor mediador, como requisitos básicos para qualquer prática educativa eficiente.
A metodologia de ensino procura apresentar roteiros para diferentes situações didática, conforme a tendência/corrente pedagógica adotada pelo professor, de forma que o aluno se aproprie dos conhecimentos propostos e apresente suas pesquisas e demais atividades pedagógicas.
A análise da prática pedagógica tem demonstrado que só serão possíveis mudanças significativas na educação brasileira, à medida que o professor tiver uma compreensão profunda da razão de ser da sua prática e uma clara opção política acerca do seu ato pedagógico. Embora muitos professores sintam que têm um papel importante na determinação de mudanças significativas no processo de ensino, frustram-se quando, na busca de alternativas, nem sempre conseguem bons resultados. Se na sua prática cotidiana o professor percebe que a metodologia adotada favorece apenas alguns alunos, em detrimento de outros ou da maioria, é preciso que ele compreenda e tenha claro o porquê disso, a que alunos este método favorece e porque os favorece. Sem essa compreensão, dificilmente conseguirá mudanças que levam a resultados significativos.
A violência é que nem uma porta que se abre entre nós e não quer mais se fechar.
A violência na escola não é cometida por uma só pessoa, mas por muitos. É resultado de cultura, da vida e do desequilíbrio para manter uma sociedade injusta e de multidimensionalidade natural com