Aprendizagem social de albert bandura
Albert Bandura nasceu no Canadá. Foi doutor em psicologia social e é um dos principais estudiosos dos processos da aprendizagem social. Ele defende que aprendemos a observar os outros. A observação de pessoas, meios electrónicos, livros, acelera mais a aprendizagem do que se esse comportamento tivesse sido feito pelo “aprendiz” e essa observação também evita a pessoa receber consequências negativas.
A aprendizagem por observação envolve quatro elementos:
1. Atenção:
Ele diz que existe uma seleção naquilo que prestamos atenção, o que é muito importante para se aprender por observação.
2. Retenção:
Na retenção o que nós observamos é codificado, traduzido e armazenado no nosso cérebro. E tudo organizado em padrões, forma de imagens e construções verbais. E deve possuir o que se designa por prática coberta e do que se designa de prática comportamental.
3. Reprodução:
Ela traduz as concepções simbólicas do comportamento que é armazenado na memória nas ações correspondentes. E se não executar corretamente quando estiver ensinando a alguém com clareza, poderá haver dificuldades nessa tradução.
4. Motivação:
Nesse elemento, ele diz que a aquisição é um processo diferente da execução. Então para que um comportamento aprendido seja executado, deve estar motivado para fazê-lo, o que pode ser alcançado por incentivos. Sendo assim, as consequências que ditam em grande escala o nosso comportamento, as ações que geram consequências positivas tendem a se manter, enquanto que as que geram negativas, tendem a desaparecer.
E na aprendizagem social de Bandura também são estudadas as consequências do reforço. E existem três tipos:
- Reforço direto, em que o observador é reforçado ao reproduzir o que observou.
- Reforço indireto ou vicariante, onde a aprendizagem ocorre pela observação dos comportamentos das outras pessoas e das consequências deles decorrentes. Os resultados observados no