Planejamento contabilidade
É ordenar os idéias, estabelecendo o objetivo da empresa e fixando o tempo que levará para atingi-lo. É quantificar e qualificar os recursos que serão utilizados e fixar as metas antes do objetivo.
O planejamento figura como a primeira função administrativa, por ser exatamente aquela que se vê de base para as demais funções. “O planejamento é a função administrativa que determinam antecipadamente quais são os objetivos que devem ser atingidos e como se deve fazer para alcançá-los.” (CHIAVENATO, 1999; p.139)
As atividades de planejamento incluem a análise da situação atual, a previsão de cenários futuros, a determinação de objetivos e metas, a decisão sobre os negócios que a empresa deverá se engajar, a escolha das estratégias coorporativas e a determinação dos recursos e relacionamentos internos e externos necessários para que a empresa aos objetivos propostos.
O planejamento se caracteriza por ser um processo permanente e contínuo, sempre voltado para o futuro visando à racionalidade da tomada de decisões e a seleção de uma alternativa dentre várias, sendo também uma técnica de alocação de recursos, mudanças e inovações.
Processo da seqüência de um planejamento:
Existem três tipos de planejamentos; Planejamento Estratégico: é orientado a longo prazo, aborda a empresa em sua totalidade, através de um conteúdo genérico, sintético e abrangente.
Planejamento Tático: é menos genérico e mais detalhado, sendo orientado em médio prazo. Sua amplitude aborda cada unidade da empresa separadamente.
Planejamento Operacional: é orientado a curto prazo, apresentando um conteúdo detalhado, específico e analítico. Com amplitude micro orientada, aborda cada tarefa ou operação