Contabilidade como uma ferramenta de planejamento
1.1 CONCEITO
Contabilidade é a ciência que, através de metodologia própria, capta, registra e analisa os fatos que alteram o patrimônio das entidades.
1.1 OBJETO
O objeto da contabilidade é o patrimônio, assim entendido o conjunto de bens, direitos e obrigações de um ente, seja ele pessoa física, jurídica ou entidade sem fins lucrativos.
1.3 OBJETIVOS E CAMPO DE ATUAÇÃO
Atuando no campo do patrimônio, a contabilidade objetiva: a. estudar os elementos que o compõem, em sua forma, valor, estrutura, transformações e equilíbrio; b. conhecer as fontes de seu financiamento, bem como a aplicação dos recursos existentes; c. permitir, pela sistematização dos registros, que sejam corretamente interpretados os fatos ocorridos, tenham eles afetado qualitativa ou quantitativamente o patrimônio. Pelo conhecimento do patrimônio, a contabilidade permite o seu controle e acompanhamento, fornecendo dados valiosos para o planejamento de eventos futuros. Dessa forma, o universo de interessados na Contabilidade é bastante amplo, abrangendo:
1.3.1 Pessoa Física Cujo Patrimônio Esteja Sendo Contabilizado
Uma vez definida a necessidade de controlar o patrimônio (pelo seu valor ou diversificação), a pessoa física passará a deter informações preciosas para estabelecer prioridades e prazos, avaliar rentabilidade e tomar decisões.
1.3.2 Acionistas, Sócios ou Proprietários das Pessoas Jurídicas
Por nem sempre estarem à frente da administração, tais pessoas necessitam de dados resumidos para conhecer a segurança e a rentabilidade da empresa. Os sócios minoritários das Sociedades Anônimas, por exemplo, se valem das demonstrações produzidas pela contabilidade para conhecer o desempenho econômico e financeiro das companhias nas quais investiram. Os sócios majoritários, por sua vez, podem também avaliar o desempenho dos executivos encarregados de administrá-las.
1.3.3 Administradores das Pessoas Jurídicas.
A contabilidade