Avaliação formativa educação infantil
TEATRO: ARTE QUE ENSINA?
A questão problema tem como principal objetivo identificar o Teatro como um recurso didático, tendo como foco os aspectos cognitivos, sociais e afetivos que esta pode desenvolver. A escola a cada dia busca formas diferenciadas para romper com as diversas dificuldades em seu contexto. Estas dificuldades podem ser assim compreendidas: déficits de aprendizagem, controle da disciplina comportamental dos alunos, dificuldades metodológicas que implicam em desânimo e frustração do aluno, ausência de estratégias dos professores para aulas estimulantes e outras.
Tem-se falado muito no ensino da arte como forma de estimular o aluno e fazer com que sane suas dificuldades ou pelo menos minimize. Contudo, o ensino das artes nas escolas tem apresentado um conteúdo sem significados e fora da realidade pedagógica, ou seja, hipoteticamente, os professores não sabem ensinas “artes”.
Assim, o estudo do teatro como recurso pedagógico, não significa que o teatro seja uma especificidade pedagógica, mas funciona como um leque de elementos que produzem a aprendizagem. Neste sentido, o Tema “Teatro: A Arte que Ensina” vem ao encontro da necessidade de identificar o Teatro como expressão artística que pode contribuir com o ensino aprendizagem considerando logicamente os aspectos pedagógicos implícitos na prática.
Considerando que o problema de pesquisa se insere no saber como o teatro pode contribuir para o ensino-aprendizagem nas diversas áreas do saber, o estudo será revestido de conceitos teóricos e voltado não somente para a importância do teatro em especial, mas de todos os seguimentos artísticos que constituem entre eles a relação destes segmentos com os objetivos educacionais referentes às disciplinas curriculares.
Segundo BARBOSA (2003) o ensino da arte não é uma novidade educacional. Pois, conforme a autora, historiadores do ensino desta afirmam que D. João, incluiu na Educação brasileira um hábito que era