A importância da contabilidade para as micro e empresas de pequeno porte
LARISSA BATISTA
A IMPORTÂNCIA DA CONTABILIDADE PARA AS MICRO E EMPRESAS DE PEQUENO PORTE
BAURU
2012
UNIP
CURSO DE GESTÃO DE PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS
LARISSA BATISTA
A IMPORTÂNCIA DA CONTABILIDADE PARA AS MICRO E EMPRESAS DE PEQUENO PORTE
Projeto de pesquisa apresentado como requisito para a formação no Curso de Gestão de Pequenas e Médias Empresas da UNIP.
BAURU
2012
SUMÁRIO
1 DELIMITAÇÃO DO TEMA
2 OBJETIVO GERAL
3 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
4 JUSTIFICATIVA
5 PROBLEMA
6 HIPOTESE
7 METODOLOGIA
8 CRONOGRAMA
9 REFERÊNCIAS
10 ESQUEMA DO TRABALHO
1 DELIMITAÇÃO DO TEMA
Este projeto visa mostrar a importância da contabilidade como ferramenta gerencial nas micro e empresas de pequeno porte, visto que essas empresas crescem a cada dia, alem de terem um grande destaque no cenário empresarial brasileiro e serem grandes geradoras de empregos e riquezas no país. Entretanto grande parte delas não resiste aos primeiros anos, de acordo com uma pesquisa realizada em 2010 pelo SEBRAE há uma estimativa aproximadamente 27% das pequenas empresas paulistas fecharam em seu primeiro ano e aponta entre as causas dessa mortalidade, a gestão deficiente e falta de planejamento prévio. A pesquisa ainda aponta que para sobreviver é necessário o planejamento, respeitar a capacidade financeira, manter as finanças pessoais e empresariais separadas entre outras ações.
Desta forma é necessária uma gestão eficiente para que ocorra uma mudança nesse cenário, e a contabilidade gerencial entra como um papel determinante para a empresa se manter no mercado. Visto que a contabilidade proporciona aos empresários uma ferramenta capaz de prestar assessoria e informações seguras na tomada das decisões do dia a dia empresarial, fazendo com que a empresa se torne mais competitiva, mantendo-as assim no mercado e proporcionando-as também acompanhamento