aluna
INTRODUÇÃO
Bandura um doutor em psicologia, deu uma ajuda enorme com seus estudos sobre a teoria da aprendizagem, como o Skinner ele era um comportamentalista. Skinner foi o comportamentalista mais famoso, porém, a Bandura não foi tão menos importante, Bandura e Skinner mesmo pensando como Behaviorista, difere muito quanto a forma que se da aprendizagem e da personalidade, suas causas e fatores que influenciam no contexto, nesse presente artigo, iremos esclarecer algumas ideias de Albert Bandura.
DESENVOLVIMENTO
Bandura, Albert Bandura foi doutor em psicologia social. Nasceu no Canadá, licenciou-se em Psicologia na Universidade de British Columbia, em 1949. Em 1952 doutorou-se na Universidade de Lowa, onde teve seu primeiro contato com à teoria de aprendizagem. No ano de 1953 começou a dar aula na Universidade de Stanford.
Para Bandura sua teoria social cognitivas é uma forma menos radical do behaviorismo de Skinner. Seu objetivo era estudar o comportamento das pessoas durante alguma interação, para ele o reforço, recompensa ou algo do tipo não era importante, além de ser behaviorista ele penava como sistema cognitivo, para ele tinha muita importância os esquemas de reforços externos do processos de pensamento, tais como instrução, crenças e expectativas da pessoa. De acordo com Bandura as resposta através do comportamento, não vem automaticamente igual a um robô, ele acreditava que as reações aos estímulos são auto ativadas, ou seja iniciadas pela própria pessoa. Embora Bandura concordasse com Skinner a respeito de mudança do comportamento humano por meio do reforço, ele também sugeriu e demostrou, na pratica, a capacidade de as pessoas aprenderem quase todos os tipos de comportamento sem receberem diretamente qualquer esforço, sendo assim para que tenha algum tipo de aprendizagem a pessoa não precisa receber qualquer tipo de reforço. A aprendizagem ocorre por meio de reforço vicário, ou