Aprendizagem infantil
Curso: Especialização em pós de educação infantil
Disciplina: Avaliação da aprendizagem na educação infantil
RESUMO
A avaliação pretende mostrar como as crianças, de quatro anos com ajuda da professora, são capazes de construir critérios de avaliação que implicam a consciência da trajetória pessoal e do grupo, a capacidade de utiliza-los e as consequências desse processo.
Avaliar é algo cotidiano, talvez o papel da escola não seja mais que isso: explicitar e compartilhar com os demais os pormenores desse processo complexo que colocamos em andamento para progredir na vida.
A auto regulação é um dos elementos chave no processo de aprendizagem, consiste em se dar conta das modificações que a pessoa deve fazer nas estratégias que utiliza para alcançar um objetivo.
Na auto regulação, pretende-se que os alunos sejam cada vez mais autônomos, formando-os em seus próprios processos de pensamento e de aprendizagem, ou seja, ensinando-os a aprender a aprender. (Jorba; Casellas, 1997).
A relevância da auto- regulação na escola infantil decorre da relação entre: * A observação do que realizam as crianças quando se envolvem em qualquer atividade. * O aprofundamento do conceito de avaliação no contexto do construtivismo.
A educação infantil é a etapa em que é estabelecido o inicio do acompanhamento da criança em seu desenvolvimento nos aspectos psicossociais, que se refletirá, em principio, como parâmetro basilar de inspiração orientadora de conduta ao longo de toda a existência desse ser social.
O art.31 estabelece que a avaliação deve ser feita mediante acompanhamento do seu desenvolvimento, seu objetivo da promoção, mesmo para o acesso ao ensino fundamental.
Nesse contexto a avaliação está mais pautada no nível de desenvolvimento da criança do que no seu desempenho como aprendiz.
De acordo com o art.29, a educação infantil tem por finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis anos de