Ambev x outras marcas
Trabalho por Neilor Aparecido Vidal, estudante de Administração @ , Em 22/04/2003
1. INTRODUÇÃO
Com a fusão da Brahma com a Antártica, muitos vislumbraram um mercado dominado por apenas duas empresas: a AMBEV ( Brahma/Antartica/Skol ) e a KAISER ( Coca-Cola ) . Enganaram-se muito os que assim pensaram, pois a realidade é outra. Os que não possuem memória curta, devem se lembrar da época em que surgiu a Skol no Rio: começou sem pretensão, penetrando apenas na periferia do Rio. Para conquistar este mercado, primeiro utilizou-se de um fator importante que era o preço. Aos poucos foi expandindo suas fronteiras, até dominar totalmente o mercado carioca.
Neste período, contribuiu para o sucesso da Skol a divulgação de um boato, informando que a Brahma causava dor de cabeça. Este boato foi tão bem orquestrado e nunca desmentido, que muitas pessoas, talvez por auto-sugestão, passaram a crer em sua veracidade. Hoje, a credibilidade da Skol é tão grande, que apesar de Ter o preço mais elevado, é muito consumida.
Com a guerra criada em torno da criação da AmBev, esqueceram de olhar o COMPORTAMENTO DO MERCADO. Atento a isso, seguindo os mesmos passos da Skol, a Schincariol, que conta hoje em seu departamento de vendas com quase toda a equipe da extinta Park Beer ( Distribuidor Skol ), adotou uma posição agressiva no mercado. A Schincariol promoveu degustação de sua cerveja em toda a Baixada e cidades próximas, como também nas praias do Rio. Para fixar sua imagem, distribuiu 15.000 guarda-sóis nas praias do Rio; juntando-se a isso, apresenta um preço muito baixo, algo ao redor de 60 a 70 % do preço de marcas famosas.
Acompanhando os passos da Schincariol, muitas outras cervejarias como a Dado-Bier, a Slávia e outras deverão participar do mercado a varejo criando um novo nicho.
O objetivo deste trabalho é mostrar um pouco sobre esta Mega-fusão, o quanto incomodou ( e ainda incomoda ) " as outras ", a opinião do consumidor, dos experts, e