ambev i
A AmBev – Companhia de Bebidas das Américas foi criada em 1º de Julho de 1999, com a fusão da Companhia Cervejaria Brahma com a Companhia Antarctica Paulista, as duas maiores cervejarias brasileiras.
Entretanto, o nascimento da companhia só ocorreu efetivamente em março de 2000 com a aprovação da fusão pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE). Essa fusão entre concorrentes históricas formando uma única companhia foi parte da estratégia de sobrevivência no setor, frente às transformações e ao movimento de fusão, que vêm ocorrendo no contexto do mercado mundial. A justificativa e o discurso veiculado ressaltavam, no entanto, a necessidade primordial de consolidar-se no mercado nacional e permitir uma expansão internacional com a “criação da primeira multinacional brasileira”. Esse discurso norteou uma grande campanha junto à sociedade, em favor da fusão e da aprovação das normas e regulamentação para a constituição da Companhia.
Seis meses após a criação da empresa, suas ações começaram a ser negociadas na Bolsa de Valores de Nova York. Com grandes pretensões e grandes sonhos, no ano seguinte a Companhia assinou com a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) contrato de patrocíniooficial da Seleção Brasileira com duração de 18 anos.
Ainda em 2001, fez sua primeira aquisição internacional com a compra do parque industrial da Cervecería Internacional, estendendo suas operações ao Paraguai.
Em 2002, a AMBEV realiza duas novas alianças. A primeira com a Quilmes, maior cervejaria da Argentina, Bolívia, Paraguai e Uruguai, negócio que alçou a Ambev ao posto de terceira maior em operação comercial de bebidas do mundo, com 10 bilhões de litros anuais. E a segunda com a CabCorp, principal engarrafadora Pepsi na América Central, para atuação no mercado de cervejas da região.
Em 2003, a Ambev inicia a construção de uma fábrica no Peru e adquire ativos da Embotelladora Rivera, assumindo a franquia da PepsiCo, com capacidade de produção estimada de