Trabalho CNC
Automação Industrial
Trabalho de CNC
Camila Borsari
1. O Comando Numérico Computadorizado – CNC
1.1 Introdução ao CNC
Historicamente, no aperfeiçoamento das Máquinas Operatrizes de Usinagem, sempre procurou-se obter soluções que possibilitassem aumentar a produtividade, a qualidade e redução de desgastes físicos da operação. Durante muito tempo houve a necessidade de se oferecer flexibilidade para o uso de uma mesma máquina na usinagem de peças com diferentes configurações e em lotes reduzidos. A aplicação do Comando Numérico à Máquina Operatriz de usinagem (CN) preencheu grande parte dessas lacunas existentes nos sistemas de trabalho com peças complexas.
O Comando Numérico Computadorizado (CNC) é uma técnica que permite a operação automática de uma máquina ou processo por meio de uma série de instruções codificadas que contêm números, letras e outros símbolos – a máquina responde esta informação codificada numa maneira precisa e ordenada para realizar funções de um processo específico. O código de instruções é formado por blocos de informações, que são grupos de comandos suficientes para que a máquina realize uma operação individual.
Sua aplicação original seria para controle automático de máquinas ferramentas, no entanto, atualmente, o emprego do CNC foi estendido para uma grande variedade de máquinas e processos, pois tem uma facilidade de adaptação a diferentes situações de produção.
1.2 Características e aplicações
As máquinas de controle numérico computacional possuem certas características próprias para seu funcionamento, para ela é necessária a presença de um programa da peça para ser utilizada, a armazenagem do programa CNC na memória da máquina, a edição e modificação dos programas da peça, armazenagem de rotinas (ciclos e subprogramas) que podem ser subsequentemente utilizados por diferentes programas de peças; o CNC permite a compensação de diâmetro da ferramenta, tem facilidade de