Aprendizagem, experiência e currículo.
Muitas perguntas nos foram feitas ao decorrer dos séculos sobre alfabetização, e agora surge uma nova palavra: “Letramento”, e logicamente as perguntas continuaram, incluindo esse novo vocabulário. Uma pergunta que gera várias respostas: O que é letramento e alfabetização? Com várias opiniões, se é possível formar uma resposta só: Letrar e alfabetizar são duas coisas distintas, contudo uma necessita da outra.
Aprendizagem, experiência e currículo.
Tendo em vista as cinco características apontadas no texto, como algo intrínseco à “forma escrita” contraponha idéias de uma nova forma de pensar e concretizar o currículo, utilizando os três eixos apresentados pelo autor, como uma nova forma de pensar o currículo.
1° Eixo: Evolução de espaços escolares para espaços educativos, interação espaços sociais.
Uma interação entre espaços sociais com espaços educativos é uma boa proposta se trabalhado de maneira à expor as experiências dos alunos, contudo se o ambiente for apenas escolar este não terá a oportunidade de relatar suas vivencias pois nesta as experiências são vistas como ineficazes e sem valor.
A evolução de espaço escolar para espaço educativo está na forma em que a escola se encontra para orientar o tipo de clientela que vai receber sendo assim é de grande importância a interação da escola com o espaço social onde essa se localiza.
1. O que significa alfabetizar?
Significa inicialmente ensinar a ler e a escrever, mas contextualizaremos essa questão. Alfabetizar é quando a criança começa a ter contato com a língua escrita, decifrando símbolos, fazendo aprender por meios didáticos, unindo os sons as palavras. É o primeiro contato do indivíduo com um mundo alfabetizado.
2. O que significa “letrar”?
Significa ensinar a ler e escrever e também capacitar o indivíduo para que este faça o uso da leitura socialmente. Um indivíduo letrado é aquele que