Práticas escolares e currículo: uma relação íntima e pessoal
AULA
Práticas escolares e currículo: uma relação íntima e pessoal
Meta da aula
objetivos
Apresentar a amplitude do conceito “currículo” e sua importância para a compreensão das práticas escolares.
Esperamos que, após o estudo do conteúdo desta aula, você seja capaz de:
1. identificar aspectos escolares relacionados ao currículo; 2. relacionar os diferentes entendimentos sobre a aprendizagem (e o ensino) com diferentes compreensões sobre o que é o conhecimento escolar.
Currículo | Práticas escolares e currículo: uma relação íntima e pessoal
INTRODUÇÃO
Esta primeira aula da disciplina pretende provocá-la(o) a perceber aspectos da escola que estão relacionados ao currículo e como diferentes compreensões sobre o que é aprendizagem escolar refletem-se sobre o entendimento do que é o conhecimento escolar, sua natureza e função.
Para isso, teremos uma exposição sobre diferentes formas de entender o currículo e sua relação com diferentes práticas de ensino-aprendizagem.
O que é currículo?
O que entendemos por currículo?
A compreensão que temos sobre o processo de ensino-aprendizagem, “afeta” nossa prática curricular?
E nossa compreensão sobre a função do conhecimento escolar “afeta” nossas práticas de ensino-aprendizagem?
Estas são algumas das perguntas que esperamos provocar nesta aula, sem que, necessariamente, sejam respondidas.
Ao longo da disciplina, vamos trabalhar sobre as concepções tradicionais de currículo, as concepções críticas e pós-críticas. Também realizaremos alguns estudos sobre movimentos de reestruturação curricular em diferentes países e, também, alguns documentos de currículo (leis, diretrizes, parâmetros e projetos políticos-pedagógicos). Fechando os estudos, abordaremos questões práticas como a organização do ensino em temas geradores, complexos temáticos e projetos de trabalho, além de questões polêmicas como o debate sobre as competências em Educação e a organização escolar em ciclos ou em