aprendizagem dos números naturais e o sistema de numeração decimal
Contribuir para estudos sobre a trajetória de tendências, propostas e práticas relativas a um tema bastante importante nos Anos Iniciais: Números Naturais e Sistema de Numeração Decimal
Mostrar que as pesquisas evoluem e trazem constantes contribuições para a compreensão de como as crianças podem aprender mais e melhor.
Nessa época, a rede pública estadual estava sob a orientação de documentos como os !Guias Curriculares” e os “Subsídios para a implementação do Guia Curricular de Matemática”, editados na década de 70, com influência marcante das ideias do Movimento Matemática Moderna.
As ideias de Piaget sobre a construção do número chegavam ao Brasil e, com elas, a importância de se trabalhar as chamadas atividades pré-numéricas para possibilitar a construção do conceito de número pela criança...
O trabalho com números enfatizava o papel das atividades de seriação, classificação e correspondência termo a termo (ou biunívoca).
E durante muito tempo essa lógica e orientou organizou os trabalhos realizados com matemática, nos anos iniciais.
Materiais como Blocos Lógicos divulgados por Zoltan Dienes eram muitos usados como recursos em atividades que visavam ao desenvolvimento do raciocínio lógico, tomando por base o uso de materiais denominados concretos.
Trabalhavam-se as noções de conjunto, pertinência e inclusão e colocava-se como importante que a criança distinguisse número e numeral.
A aprendizagem do SND apoiava-se no trabalho de atividades com uso do Material Dourado Montessori (em diferentes bases e na base dez).
Seguia-se a organização linear, ensinando-se primeiro os números até 10, depois de 11 a 20 e assim por diante.
Geralmente, no 1º ano de escolaridade, as crianças só teriam, contato, na escola, até 99
O Projeto “Atividades Matemáticas”, embora inicialmente atrelado às ideias propostas nos documentos curriculares elaborados ao longo da década de 1970,