A recuperação matemática
Nas escolas, “clima” semelhante acontece e, o que é pior, os alunos, os professores e os pais dos alunos parecem ter se acostumado com as atitudes negativas com a Matemática e seu aprendizado. Para compreender melhor a natureza das dificuldades de aprendizado em Matemática, é fundamental que se reflita sobre os conceitos e habilidades que se espera que o aluno desenvolva e sobre os processos cognitivos que estão na base desse processo.
As operações lógicas, estudadas por Piaget, são a base para a compreensão de número e de medida. Vale observar que a a maioria das conclusões dos estudos piagetianos são válidas para o aprendizado e o ensino da matemática e foram incorporadas ao Construtivismo, enfoque teórico pressuposto na elaboração da Proposta Curricular do Estado de São Paulo. De uma maneira resumida e simples, pode-se afirmar que, de acordo com o enfoque cognitivo, o conhecimento não é uma simples acumulação de dados e informações, mas de natureza estrutural, construído por meio de relações e operações realizadas com esses dados, formando um todo organizado e significativo.
A construção de conhecimentos é ativa, lenta, gradual e individual. Além disso, a construção do conhecimento traz a recompensa da descoberta para o aluno.
Finalmente, a análise do processo cognitivo não rotula o aluno; ao contrário, desvenda as operações mentais e as estratégias que ale utiliza quando realiza cálculos e operações, aplica algoritmos, assimila um conceito, resolve um problema, apresenta um argumento etc. e, principalmente, evidencia os erros que ele comete