Aprendiz
A vida de Freud foi dedicada aos estudos e tratamentos de pacientes com histeria e neuroses, através de vários métodos de análise, como hipnose, método estudado por vários médicos, como Charcot e Breuer.
Após algumas tentativas fracassadas porque alguns pacientes não se deixaram hipnotizar, Freud resolve trabalhar em um hospital dirigido por Meynert, que não acreditava nos sintomas de histeria e imagina que os mesmos se trata de mentiras, para fugir das responsabilidades, com isso Freud se afasta de Meynert e procura Charcot, pelos seus métodos de hipnose.
De volta a Viena, ao comentar para a sociedade medica seus relatos sobre histeria, os pensamentos inconscientes e os traumas de infância, Freud foi ironizado pela classe medica. Logo Freud se junta a Breuer, em suas pesquisas sobre fenômenos histéricos, traumas, neuroses e interpretação de sonhos, e Freud percebe em Breuer, a teoria de Charcot que a mente não se dividia, simplesmente ocultava traumas e deixava as lembranças inconscientes, descarregando as emoções fisicamente.
Freud formulou a teoria das neuroses, baseados em seus tratamentos e chegou a conclusão que todos os traumas estavam ligados a sexualidade.
Freud continua o tratamento de uma paciente de Breuer, Anna O., e ele a faz rever lembranças através da livre associação, em pleno estado consciente, Anna O. fala de seus sonhos e fatos de sua vida, assim Freud percebe que pode chegar ao inconsciente de um paciente, mesmo que o mesmo esteja consciente.
Anna O. confessa ter sido molestada pelo pai, e para silenciar esse fato, ela ganha uma boneca, Porem Freud desconfia do fato de Anna guardar a boneca com muito carinho.
Freud percebe que a paciente cria uma relação com Dr Breuer, assim não se deixando hipnotizar, então após estudos no caso Cecily, volta a pensar em sua infância e no surto que teve no cemitério na época do