Trabalhos de pesquisas da faculdade
Num mundo carente por compreensão, paz e harmonia, as pessoas têm buscado uma crença que as façam se sentir confortáveis e seguras espiritualmente, sobretudo, através de uma instituição religiosa. Para atrair maior número de adeptos e evangelizá-los, o marketing religioso tem sido a principal ferramenta utilizada pelas religiões para conquistar fiéis e direcionar produtos de evangelização. O marketing religioso objetiva identificar as necessidades de espírito e de conhecimento dos adeptos de uma determinada religião, oferecendo uma linha de produtos e serviços específicos para determinado segmento religioso e linguagem inerente ao tipo de pregação veiculada .
A pessoa que se sente vazia num mundo capitalista e individualista, busca refúgio através de uma religião. A entrada de uma pessoa numa igreja pode ocorrer fisicamente através de uma visita, ou através de livros, jornais, revistas, sites, cd´s, dvd´s, programas de televisão que façam parte do conjunto de mídias, veículos e produtos religiosos utilizados por determinada instituição religiosa na persuasão.
Identificar o público que mais frequenta o templo e o bairro onde o mesmo está situado, o nível de escolaridade, renda, hábitos demais dados dos perfis demográficos e psicográficos são considerados num planejamento de marketing de uma linha de produtos religiosos.
À medida que uma instituição religiosa cresce, ela tende a se organizar de uma maneira mais complexa, com uma estruturação hierárquica similar de uma empresa ou instituição pública na definição e implementação de um plano de negócio religioso. Há uma relação com os seus fiéis e com os grupos de simpatizantes (público indireto).
Além de trabalhar com bens de consumo comercial, o marketing, não enxergando limites para a sua atuação, também serve de ferramenta para profissionalizar a oferta e a demanda do produto religioso.
No Brasil e exterior, o marketing religioso tornou-se mais forte no dia a dia através