Aprendiz Maçom 1ª Instrução
Reflexão sobre a 1° Instrução
O aprendiz maçom deve trilhar um longo caminho de aprendizagem através de muito trabalho e observação ele desbasta a pedra bruta que existe em seu coração, pedra que simboliza a moral maçônica, assim desvencilha-se de todos os defeitos, paixões, vícios e imperfeições.
Após desbastar todas as asperezas dessa massa uniforme pela fé e pelo esforço o A.: M.: termina o trabalho de aperfeiçoamento moral, transformando-a em uma pedra polida.
As virtudes e qualidades do maçom deixam de serem apenas palavras para se tornarem hábitos, materializando e disseminando a moral maçônica para toda a humanidade, pois esta é a verdadeira obra da Maçonaria.
Para realizar este trabalho árduo devemos utilizar a SABEDORIA para nos orientar no caminho da vida, FORÇA para nos animar a sustentar em todas as dificuldades, pois no mundo profano somos submetidos aos mais severos testes e tentações, por isso devemos agir com sabedoria e com força, assim nos manteremos no caminho certo, para ornamentar nossas ações, nosso caráter e nosso espírito devemos nos orientar pela BELEZA. Estes são as três grandes colunas que sustentam nossa loja.
A forma da loja é a de um retângulo, seu comprimento é do Oriente ao
Ocidente, sua largura do Norte ao Sul; sua profundidade, da superfície ao centro da Terra e a sua altura da Terra ao Céu.
Orienta-se a loja do Oriente ao Ocidente (Leste a Oeste), como todos os lugares de Culto Divino e Templos antigos.
A escada mística de Jacó simboliza o ciclo involutivo e evolutivo da vida, os três degraus mais importantes desta escada são simbolizados pela Fé,
Esperança e Caridade, símbolos muito conhecidos no mundo profano.
O interior de uma loja Maçônica contém: Ornamentos e Jóias. Os
Ornamentos são: o Pavimento Mosaico, a Estrela Flamejante e a Orla
Denteada.
Onde o pavimento Mosaico é o símbolo da diversidade do globo e das raças, unidas pela Maçonaria; símbolo também da oposição dos contrários,
bem