vacinas para cavalos
Horse
UM NOVO CONCEITO.
Assistência Médico-Veterinária para Cavalos
VACINAS PARA EQÜINOS
Profilaxia é um conceito extremamente importante em medicina, tanto humana quanto veterinária. Profilaxia quer dizer das atitudes e medidas realizadas para prevenir doenças; e tem muita relevância também em saúde eqüina. Existem diversas maneiras de agir profilaticamente, em se tratando de cavalos. Vacinação é uma das principais práticas de manejo a ser tomada para um programa de prevenção de doenças.
Existem várias enfermidades infecto-contagiosas que acometem os cavalos e algumas podem ser prevenidas com o uso de vacinas específicas. O programa de imunização ideal deve ser recomendado pelo médico veterinário; que levará em conta o plantel de animais a serem vacinados, o histórico de doenças da propriedade, o risco da entrada de novas doenças, época da vacinação, localização da propriedade e trânsito de animais. Animais sadios que transitam em exposições e competições podem, eventualmente, carregar microorganismos e contaminar outros eqüinos quando voltam à propriedade.
Diversas vacinas comerciais existem, promovendo diferentes níveis de proteção contra uma ou mais doenças. Algumas vacinas contêm antígenos para mais de uma enfermidade. É importante observar a indicação e aplicação de cada vacina, qual a categoria animal a que se destina, o número de doses (primovacinação, booster) e época apropriada para obter um maior rendimento
(proteção na época desejada), bem como a duração da imunidade. As vacinas mais comuns disponíveis são comentadas a seguir.
UM SERVIÇO DIFERENCIADO.
Gripe eqüina, doença que afeta o sistema respiratório, de rápida disseminação em locais de concentração de cavalos, é provocada por um vírus. A vacina é considerada praticamente obrigatória para eqüinos em trânsito (exposições e competições).
Tétano, doença causada por uma bactéria e de difícil cura, também tem uma vacina disponível além do soro antitetânico. Também