Aprender
Teorias e Práticas em Psicologia da Saúde
Curso de Psicologia - 8º período
Prof. Rosimeire Aparecida de Sá
Parte I - Dados gerais do psicólogo entrevistado
Nome: Eveline Andries de Castro
Instituição, local e ano de formação: UFMG (BH), 1986 Especialização: Saúde Mental (Unimontes).
Abordagem: Psicanálise
Tempo de atuação: 26 anos
Apresentação do local e população atendida:
Essa Unidade do NASF é localizada no bairro Santos Reis, numa rua de fácil acesso para a população. Apresenta-se em estado conservado, porém a sala onde aconteceu a entrevista precisa de algumas adaptações para o trabalho do psicólogo, em termos de conforto e bem estar, uma vez que tem pouca ventilação, bastante exposição ao sol, cadeiras e mesas desconfortáveis, nesse local conte alguns materiais no chão, e falta de privacidade. Mas de um modo geral, esse estabelecimento possui bastante espaço para os usuários aguardarem as consultas, transitarem e usufruírem de seus benefícios. O espaço é amplo, possuem banheiros masculinos e femininos, cozinha, sala de espera, entrada com arvores que dão sombra, alem das salas dos atendimentos. Os usuários, geralmente, são idosos, gestantes, adolescentes, crianças, pessoas portadoras de sofrimento mental (psicóticos, toxicomos, alcoólatras).
As demandas chegam ao NASF através dos locais de Referência (Saúde da Família, ESF), uma vez que ele não é porta de entrada.
Direcionar uma reflexão da saúde como um processo multideterminado e como um direito do cidadão implica em novas configurações no âmbito da saúde pública. Este campo de trabalho enseja ações que considerem especialmente uma atenção voltada para os cuidados básicos com a lógica de se promover a saúde, evitando um dispêndio de energia com agravos que poderiam ser evitados com um esforço menor. A atenção básica, enquanto constituinte da rede de complexidades do Sistema Único de Saúde, se articula em várias ações para atender a necessidade das demandas. Uma dessas articulações é