Aprender Mais Com a Participação da Família
Maria Célia Assunção Costa1 - FAIBRA
(Email: celia.assuncaocosta@hotmail.com)
Claudia Cabreira2 – FAIBRA
(Email: claudia_cabreira.prof@hotmail.com)
RESUMO
Quando a ideia do artigo foi colocada para fins de conclusão do Curso
Acadêmico de Pedagogia, determinados contextos nos abre a oportunidade de reflexão sobre o tema escolhido para estudo. Com o objetivo de esclarecer as ideias de relações família/escola e que através de um estudo e pesquisa bibliográfica, possamos nos aprofundar e abrir uma continuidade de interpretações com o tema “Aprender mais com a participação da Família”.
Vivemos hoje em uma sociedade onde a família esta posta de diferentes modelos, mães que assumem sozinhas a responsabilidade da casa bem como os pais que também assumem sozinhos este papel e ainda avós que contribuem para a formação da criança mesmo com a ausência de pai ou mãe. Neste artigo estaremos abordando tema à importância da família, da aprendizagem e da escola, que são fatores primordiais para a reconstrução de uma sociedade menos violenta, onde todos podem contribuir sem atribuir um culpado para os equívocos existentes na sociedade.
A tentativa da escola de envolver a família no processo de ensino e de aprendizagem é para buscar alternativas de, unidas e participantes, ajudarem o jovem a ingressar na adolescência e passar por essa fase com mais segurança e direcionamento. Considera-se que a escola carece viabilizar estruturas que permitam uma efetiva participação entre os membros da comunidade escolar para refletir na coletividade os problemas de aprendizagem que acarretam sérias implicações para a prática pedagógica. Os elementos aqui apresentados buscam servir como motivadores neste processo e incentivadores nos demais processos de revisão da atuação escolar, e nas atividades que são (deveriam ser) de competência tanto da escola quanto da família.
PALAVRAS-CHAVE: Escola; Família; Ensino e aprendizagem.