biografia de charles darwin
Charles Darwin (1809-1882) foi um naturalista inglês e criador da teoria da evolução natural. Segundo o cientista, o processo acontecia através da selecção natural. Charles Robert Darwin nasceu em uma família culta. Seu pai era médico respeitado e seu avô poeta, médico e filósofo.
Darwin deixou sua cidade com 16 anos, para estudar Medicina na Universidade de Edinburgh. Porém, o pai de Charles o obrigou a mudar de caminho, e ir para a Universidade de Cambridge, para tornar-se clérigo da Igreja da Inglaterra. Tinha pretensões de se torna um religioso, mas depois de conhecer o botânico John Stevens Henslow, mudou o rumo de seus interesses pessoais.
A vida religiosa não lhe agradou, e alguns anos depois ele aceitou um convite para tornar-se membro de uma expedição científica. Participou como naturalista numa expedição ao redor do globo terrestre no navio Beagle, que saiu de Davenport com chegada à América do sul. Darwin passou cinco anos navegando pela costa do Pacífico e pela América do sul, aportando em quase todos os locais, inclusive no Brasil. Em todos lugares que passaram, Darwin reuniu grandes colecções de rochas, plantas e animais (fósseis e vivos),percebeu que havia diferenças em um mesmo animal que viviam em diferentes lugares isso era evidente também em animais de épocas distantes, o que foi notado através dos fósseis que foram enviados à Inglaterra, onde ele logo regressou, ficou também bastante surpreso com o grande número de espécies de plantas e de animais que, até então, eram desconhecidos. O que lhe chamou mais atenção foram as incontáveis diversidades de tentilhão, que só conheceu na ilha dos Galápagos, situada na costa ocidental da América do Sul. A partir de suas anotações nasceu à famosa doutrina darwinista da selecção natural, da luta pela sobrevivência ou da sobrevivência do mais apto.
Charles Darwin levou vinte anos para detalhar completamente sua teoria, mas, quando seu livro ”A Origem das Espécies”