Indicadores de Desempenho e Performance na Área de Logística e Distribuição
PÓS GRADUAÇÃO EM LOGÍSTICA APLICADA E GERENCIAMENTO DE CADEIA DE SUPRIMENTOS
HABILITAÇÃO: LOGÍSTICA DE DISTRIBUIÇÃO
Indicadores de Desempenho e Performance na Área de Logística e Distribuição
ROBINSON MACHADO
INDICADORES DE DESEMPENHO E PERFORMANCE NA ÁREA DE LOGÍSTICA E DISTRIBUIÇÃO
Os indicadores tornaram-se tão populares para controlar a qualidade da manufatura que estão sendo utilizados em outras áreas para outras finalidades. Na logística, eles avaliam e auxiliam o controle do desempenho e da performance logística.
Indicadores de desempenho são métricas quantitativas que refletem a performance de uma organização na realização de seus objetivos e estratégias.
Podem ser chamados de KPIs (Key Performance Indicators) ou Indicadores-Chave de Desempenho, Indicadores de Performance, Métricas de Desempenho, Medidas de Performance, etc.
Somente o que é medido pode ser gerenciado; por outro lado, aquilo que não é medido, merece pouca ou nenhuma atenção.
Indicadores de desempenho permitem medir o desempenho de uma empresa e garantem que todos os indivíduos, em todos os níveis hierárquicos, caminhem em direção aos mesmos objetivos e estratégias.
Indicadores de desempenho funcionam como "veículos de comunicação", pois permitem que os executivos do alto escalão comuniquem a missão e visão da empresa aos mais baixos níveis hierárquicos, envolvendo diretamente todos os colaboradores na realização dos objetivos estratégicos.
CLASSIFICAÇÃO DOS INDICADORES DE DESEMPENHO E PERFORMANCE
A busca por eficiência tem como pré-requisito a alta qualidade dos serviços prestados ao cliente final (FLEURY E LAVALLE, 2000). No entanto, atualmente para se atingir esse objetivo não basta apenas ter o aprimoramento das atividades internas da empresa. É fundamental também que exista um alto nível de integração entre os parceiros de uma mesma cadeia. As empresas