A origem da vida
1 INTRODUÇÃO 01
2 UMA BREVE BIOGRAFIA 01
3 SELEÇÃO NATURAL: A VERSÃO DE CHARLES DARWIN 02
CONSIDERAÇÕES FINAIS 03
REFERÊNCIAS 04
1 INTRODUÇÃO
O presente texto tem como finalidade apresentar de forma sucinta a origem da vida, que pode ser abordada sob várias perspectivas (filosófica, religiosa, física, química, geológica entre outras) e neste trabalho não será possível aprofundá-las. É importante ressaltar que os modelos propostos para a origem da vida são tentativas de recriar a história desta evolução.
Iremos então, atentar para a versão da evolução biológica onde o modelo evolucionista Darwiniano encontra-se bem estabelecido há mais de um século. Para melhor situar a discussão é indispensável em primeiro lugar examinar os níveis de organização inerentes à matéria viva.
O texto será dividido em três partes: a primeira parte destina-se a breve biografia de Charles Darwin; a segunda parte é referente à teoria da seleção natural e na última parte é sobre considerações da teoria de Darwin.
2 UMA BREVE BIOGRAFIA
O biologista e naturalista Charles Darwin nasceu na Inglaterra e viveu de 1809 a 1882. Durante um período de cinco anos, ele colaborou com pesquisas realizadas em ilhas da América do Sul, Autrália e Nova Zelândia.
Ficou surpreso com o grande número de espécies de plantas e de animais que, até então, eram desconhecidos. O que lhe chamou mais atenção foi a incontável diversidade de espécies, que só conheceu na ilha dos Galápagos, situada na costa ocidental da América do Sul. Durante os cinco anos que ele permaneceu nessa viagem científica, e também depois, o naturalista buscou descobrir a razão da grande diversidade de plantas e animais.
No ano de 1859, na certeza de ter encontrado a resposta aos seus questionamentos, ele escreveu o livro: A Origem das espécies. Posteriormente, Darwin escreveu outra Obra: A descendência do Homem, nesta obra ele