Biografia de charles darwin
Charles Robert Darwin nasceu no ano de 1809 em Shrewsbury, Inglaterra. Em 1825 mudou-se para Edimburgo cidade onde estudou medicina, porém desistiu da carreira por esta apresentar disseções. Com o termino da carreira de medico Darwin mudou-se para Cambridge para tornar-se sacerdote anglicano, contudo ficou amigo do botânico John Stevens Henslow, pessoa que o aconselhou a aprofundar seus conhecimentos em historia natural. Em 1831 Darwin foi a bordo navio Beagle para expedição de 4 anos e 9 meses ao redor do mundo. Esta expedição tinha o objetivo de aperfeiçoar e completar dados cartográficos. Durante esta viagem Darwin colecionou fósseis, observou inúmeras espécies vegetais e animais, além de assistir a fenômenos geológicos como erupções vulcânicas e terremotos, fatos que contribuíram para fundamentar sua teoria da evolução das espécies. Em 1836 Darwin casou-se com Emma Wedgwood e, após um curto período em Londres, o casal passou a viver em Down, no condado de Kent. Devido aos seus problemas de saúde e a uma doença contraída durante sua viagem a bordo do Beagle Darwin morreu no ano de 1882.
Teoria da evolução da espécies
A teoria da evolução de Darwin ficou conhecida como Darwinismo e pode ser resumidamente enunciada:
Durante a transição de gerações considerável número de indivíduos falece, antes mesmo de procriarem. Os que sobrevivem e geram descendentes são aqueles selecionados e adaptados ao meio devido às relações com os de sua espécie e também ao ambiente onde vivem. A cada geração, a seleção natural favorece a permanência das características adaptadas, constantemente aprimoradas e constantemente melhoradas. É a evolução das espécies.
Hoje, com o conhecimento da genética, a teoria da Darwin foi incorporada à novos elementos, e passou a ser nomeada de Neodarwinismo, pela qual evolução é:
“a mudança das características hereditárias de uma população de uma geração para outra. Este processo faz com que as populações de