Aprender com mapa mental: escola e empresa
Desde que entramos na escola, nos é passado basicamente uma forma de estudar: o famoso resumo. Esse método é ótimo para aqueles que possuem a inteligência linguística desenvolvida, os demais, encontram dificuldades.
Uma informação importante é que nosso cérebro no processo de aprendizado, ele não guarda palavras, estas, ele as transforma em imagens. Nesse quesito o mapa mental auxilia bastante, pois o mesmo trabalha com imagens, cores, sinais, palavras-chave.
Todo mapa mental segue um estrutura padrão: ideia central, ideias principais e argumentos que sustentam essas ideias principais. Informações estas todas inseridas a partir de palavras-chave.
Além da sala de aula, uma aplicação eficaz para o mapa mental é a resolução de problemas dentro do ambiente corporativo.
Clic na Imagem para ampliar!
De que se trata
O mapa mental é um método de gerar e aglutinar ideias e informações que é:
• rápido de fazer e usar;
• não linear;
• tanto verbal quanto ilustrado;
• mais interessante e colorido que o texto sozinho;
• concentrado nas relações entre as ideias. Portanto, o mapa mental pode aumentar a criatividade e a energia ao atrair e envolver as pessoas que raciocinam melhor por imagens, oferecendo um método rápido e agradável de geração e assimilação de ideias que pode aumentar o entusiasmo das pessoas envolvidas.
Como proceder
1. Identificar o assunto a ser discutido.
2. Escrever o nome do assunto no meio de um quadro ou folha de papel grande.
3. Fazer um brainstorming com os principais elementos ou atributos do assunto. Ir acrescentando-os ao mapa mental como ramificações principais.
4. Para cada ramificação, fazer um brainstorming sobre suas partes componentes e acrescentá-las nas respectivas ramificações.
5. Sempre que possível, utilizar