A empresa moderna
Na ultima década o ambiente concorrencial das empresas tem passado por muitas mudanças. O aumento da competição, com a quebra das barreiras, principalmente pela facilidade de acesso a comunicação. O aumento do desenvolvimento econômico tornou boa parte da população mais exigente em suas escolhas, presando pela qualidade e sempre em busca das inovações tecnológicas. Com a oferta maior que a procura as empresas estão buscando incessantemente a eficiência e a produtividade, evitando desperdícios e gastos desnecessários.
Os preços de venda praticados no mercado tem caído devido o aumento da oferta e desenvolvimento econômico da população (clientes) e buscas das empresas pela qualidade total, reduzindo desperdícios e gastos desnecessário, possibilitando assim a redução dos preços mantendo-se os lucros.
As empresas modernas tem como principais características a busca incondicional por preço baixo e boa qualidade, eficiência na produção para atender as exigências de um mercado cada vez mais competitivo através de frequentes modificações no projeto, redução da vida útil, aumento do número de modelos e lotes cada vez menores. As empresas modernas diferenciam-se das tradicionais devido principalmente ao continuo processo de melhoria e combate às perdas e a filosofia da qualidade total.
Nestes processos de melhoria e busca da qualidade total as empresas tem voltado suas atenções para a redução dos custos. A principal via para a redução dos custos passa pelo estudo dos gastos e redução das perdas e desperdícios, possibilitando a redução dos preços do produto final, aumentando a competitividade da organização.
A analise dos custos permite a identificação e classificação do desperdício em 8 tipos: * Desperdícios por superprodução: devido a produção de itens acima do necessário ou antecipadamente. * Desperdícios por transporte: movimentação de materiais que não adicionam valor ao produto. * Desperdícios no processamento: atividades de