empresas modernas
Nome:Linda Inês Pontes Alvarenga
Relatório Estudo Dirigido
Considerada uma empresa inovadora, tecnológica e também admirada em todo o mundo, a Google tem como missão organizar as informações do mundo e torná-las mundialmente acessíveis.
Quando criada por Lerry Page e Sergey Brin, seu lema era “não faça o mal”, e isso criava aos funcionários uma responsabilidade de gerenciamento.
Seu principal perfil é a flexibilidade, pois possibilita muitos recursos para seus colaboradores, como sala de descanso, flexibilidade no horário de trabalho, sala de jogos, academia, massagem e entre outros.
Esta forma de gestão possibilita o entusiasmo e motivação dos funcionários, que por consequência aumenta a produção eficiente, e a criatividade.
Essa estrutura organizacional da Google deixa claro que a “burocracia” tem um espaço muito pequeno, pois o seu perfil de flexibilidade não se encaixa no que a teoria da burocracia indica.
Esta empresa que busca dar uma atenção para seus funcionários, na busca pela qualidade do trabalho e eficiência, segue com um alto nível nas Relações Humanas, pois adapta o ambiente colaborando com o entusiasmo dos colaboradores e isso gera eficiência, apontada na Teoria Clássica, porém com indícios da Teoria Estruturalista, que é a junção da Teoria Clássica com a das Relações Humanas.
Contudo este foco na criatividade e Inovação, empresta o modelo de Gestão do Desenvolvimento Organizacional onde aplica as ciências do comportamento a seu favor e se alia a novas tecnologias na área do conhecimento e da informação.
Portanto é evidente que esta grande empresa se preocupa com os fatores Extrínsecos e Intrínsecos dela, pois possibilita um feedback, que auxilia em seu desenvolvimento.
Todos estes fatores apontados gera o grande sucesso que está empresa é no mercado mundial, pois seu foco na excelente produção e inovação, traz o constante crescimento desta organização.