diversos
Mercado da empresa de planos de saúde
Os planos de saúde estão cada vez mais concorridos, pois os consumidores procuram planos com maior cobertura de especialidades e sem carência.
Nesse ambiente tão competitivo, as empresas de planos de saúde individuais acabam preferindo a parceria com empresas através de contratos realizados para assistência médica dos funcionários, o que diminui a incerteza do plano de saúde quanto a demanda de contratos individuais e sustentabilidade dos custos sem prejuízos.
Uma solução encontrada por diversos planos de saúde tem sido a de oferecer planos para população de baixa renda, que são flexíveis e abrangem apenas determinadas clínicas e hospitais.
Organização do processo produtivo na empresa de planos de saúde
Decidir se o plano prestará cobertura para clientes individuais ou empresas ou as duas situações, que é o que mais acontece no mercado por proporcionar maior possibilidade de demanda, é uma das primeiras coisas antes de abrir sua empresa de planos de saúde.
Os planos de saúde trabalham de forma cooperativa quanto à receita demandada pelos clientes. Isso significa que, quanto maior o número de participantes no plano de saúde, melhor, pois o plano poderá pagar por mais especialidades e hospitais e assim atender um maior número de pessoas.
Por isso os planos de saúde devem atender empresas de pequeno e médio porte com mais de 19 funcionários, para manter a margem de capitalização necessária para as coberturas e desenvolvimento das atividades gerais do plano, sendo que existem empresas de planos de saúde que preferem atender, em sua maioria, empresas de médio e pequeno porte por já terem estabelecido seu nicho de mercado.
Concorrência da