aprendendo a empreender
AE APRENDER A EMPREENDER
Recife, 07 de abril de 2014.
Introdução
“Empreender é o individuo capaz de pensar e agir de forma inovadora, identificando e criando oportunidade; tornando possível o impossível; entusiasmando pessoas; combatendo a rotina; assumindo riscos em favor do lucro”.
Desenvolvimento:
O surgimento natural de empreendedores qualificados não é suficiente para ofertar trabalho na dimensão exigida pela atual sociedade. Assim torna-se necessário incentivar este comportamento em um número maior de pessoas. O processo educacional é um dos caminhos para atingir este objetivo. Conhecimento e preparação para a vida são tratados ao longo de vários anos de formação educacional tradicional, sem, muitas vezes, fazer a ligação entre geração do conhecimento e aproveitamento de oportunidades na vida real.
É a transformação de conhecimento, muitas vezes de caráter técnico, em negócio, via aproveitamento de oportunidades, que faz surgir um empreendedor para a sociedade. O destaque da iniciativa empreendedora no circuito de formação pode facilitar esta relação. Desta forma, a criação de um ambiente favorável ao pensamento empreendedor nos diversos níveis de educação incrementa a possibilidade de gerar novos empreendedores.
Para promover este espaço é preciso formar agentes que disseminem a cultura empreendedora, que possam fazer o LINK entre mercado e conhecimento aprendido em sala de aula, que motivem alunos a pensar estrategicamente, a medir riscos e planejar aplicação de recursos.
A iniciativa, a capacidade de correr riscos, a visão de negócios, a comunicação persuasiva, a capacidade de identificação de oportunidades, e tantas outras características que identificam um empreendedor, poderiam representar um novo conteúdo para estudo da inteligência humana? O chamado espírito empreendedor, este força intuitiva